As faltas dos pacientes podem ser um grande problema para qualquer clínica ou consultório, pois resultam na perda de tempo e faturamento. Por isso, confirmar as consultas de forma eficaz é essencial.
Veja algumas dicas para quem quer confirmar as consultas de forma eficaz!
Tipos de agendamento!
SMS: os benefícios são que o paciente não precisa ter saldo e nem aplicativos instalados no celular para receber as mensagens. O malefício é que você não irá saber se o paciente leu a mensagem.
WhatsApp: os benefícios são que, por muitas pessoas já estarem acostumadas com esse aplicativo de mensagens, as visualizações e respostas são mais rápidas. O maior malefício é que é necessário ter um celular apenas para assuntos profissionais, pois o WhatsApp abre espaço para os pacientes te contatar a qualquer momento.
Ligações: os benefícios são que, caso o cliente desmarque a consulta, ele tem maiores chances de já remarcar no ato da ligação, além disso, caso o seu público seja idoso eles preferem ligações, pois a grande maioria não tem tanta aptidão aplicativos de celular. O malefício é o maior gasto de tempo.
Dicas para confirmas as consultas de forma eficaz!
- Agendamento
Tudo começa no momento do agendamento da consulta. O responsável pela agenda deve atentar-se a ficha de cadastral do paciente, principalmente quando ele está na clínica pela primeira vez, pois a ficha deve ser preenchida de forma correta e atualizada sempre.
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Uma das formas que indicamos é fazer o cartão de agendamento. Geralmente, na frente do cartão de agendamento colocamos o logotipo da empresa e o verso é utilizado para colocar o horário e data da consulta ou retorno do paciente ao consultório. Como o cartão é pequeno vai estar sempre na bolsa ou na carteira dos pacientes, ou seja, vai ser visto pelos mesmos a todo o momento.
- Um dia antes da consulta
O responsável pela agenda deve confirmar a consulta pelo menos um dia antes da mesma. Caso o cliente não atenda a ligação ou não responda a mensagem, é ideal fazer um segundo contato no dia. Mesmo que o responsável não consiga contato com o paciente é necessário deixar registrado as ligações ou mensagens para evitar situações desprazerosas.
- Falta
Caso falte o responsável deve contatar o paciente de forma amigável para lembra-lo que perdeu a consulta e remarca-lo para próxima data. Repetindo o processo: atentar-se para a ficha cadastral e confirmação da consulta um dia antes.
- Desmarcação
A desmarcação do cliente é muito ruim para a clínica ou consultório, mas, caso aconteça, é bom que a empresa mantenha o bom relacionamento com o paciente para que ele não se esqueça da mesma.
Afinal, como confirmas as consultas?
A confirmação das consultas pode ser feita de várias formas, ligações, SMS e WhatsApp, isso vai de acordo com a necessidade, disponibilidade e público de cada empresa.
Como o responsável pela sua agenda faz para confirmar seus pacientes? Esse texto te ajudou? Esperamos que sim!